NOTÍCIAS

Operações em alta

29/05/2018

O Banco Central do Brasil -BCB apresentou nesta segunda-feira o saldo das operações de crédito pelo Sistema Financeiro Nacional – SFN referente a abril, com resultado de R$3,1 trilhões, alta de 0,3% no mês. O resultado mostra a expansão continuada da carteira das famílias (0,6%), enquanto as operações com empresas permaneceram estáveis (-0,1%). Nos últimos 12 meses até abril, a carteira total cresceu 0,6%, revertendo trajetória declinante desde agosto de 2016. A relação crédito/PIB atingiu 46,5% no mês.
 
Na carteira de pessoas físicas, ocorreu expansão notadamente nas operações com recursos livres – 0,8% no mês e 7,8% na comparação em doze meses – destacando-se, no mês, os aumentos nos financiamentos para veículos e cartão de crédito à vista. O saldo das operações de crédito com recursos direcionados destinados a pessoas físicas registrou aumentos respectivos de 0,4% e 4,9%, nas mesmas bases de comparação, com ênfase no desempenho da modalidade crédito rural, que tem superado os financiamentos imobiliários.
 
Na carteira destinada a pessoas jurídicas, o crédito livre está em processo de recuperação desde o início deste ano. Em abril, houve crescimento de 0,4% (1,7% em doze meses), com destaque para os adiantamentos sobre contratos de câmbio (ACC). Nos financiamentos a empresas com recursos direcionados – variações de -0,7% e de -12,1%, na ordem, somente a modalidade crédito rural registra trajetória positiva.

Em todos os setores da economia tem alguém lucrando e outros tendo prejuízo, de que lado você está? Para saber onde investir, conte sempre com seu consultor InterInvest.


FONTE: https://www.ultimoinstante.com.br/ultimas-noticias/noticias-destaque/bcb-saldo-das-operacoes-de-credito-do-sfn-atinge-r31-trilhoes-em-abril/239256/

Entre em contato