NOTÍCIAS

Ibovespa sobe e dólar cai

17/10/2018

Os mercados brasileiros voltaram a ficar positivos, com o Índice Bovespa subindo 1,6%, para 84.688 pontos e o dólar comercial recuando 0,61%, para R$ 3,71 para venda. No mercado turismo, o dólar para viagens e cartões de crédito cai 0,8%, para R$ 3,86. Os juros futuros também estão em queda, com os contratos mais longos, para 2025, projetando 10,16% ao ano, 0,25 ponto percentual abaixo da projeção de ontem.

A queda dos juros fez o Tesouro Direto suspender a venda de títulos públicos federais para ajustar as taxas. Os negócios voltaram ao meio-dia, com os papéis pagando juros menores. O título corrigido pela inflação, a NTN-B 2024, está pagando menos de 5% reais ao ano, com taxa hoje de 4,91% mais IPCA, e o título mais longo, para 2035 e 2045, paga hoje 5,33%, depois de ter chegado a 6% no mês passado.

A melhora do mercado brasileiro acompanha o cenário internacional, com a redução das tensões entre Estados Unidos e seu aliado, Arábia Saudita, por conta do desaparecimento de um jornalista saudita dissidente durante uma visita ao consulado na Turquia. O governo turco e o jornal The New York Times, onde Jamal Khashoggi trabalhava afirmam que ele foi morto dentro do Consulado da Arábia Saudita em Istambul ao tentar retirar uma autorização para casar. O corpo não foi encontrado, mas imagens de câmeras mostram o jornalista entrando no consulado e não saindo mais. Autoridades turcas também têm imagens de um grupo de 15 sauditas que vieram em aviões particulares e voltaram no mesmo dia do desaparecimento do jornalista, o que levanta a suspeita de que se tratava de um esquadrão de extermínio.

A denúncia do crime chocou a comunidade internacional e colocou a opinião pública contra o governo do príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, que assumiu o poder recentemente e promoveu uma onda de perseguição aos opositores. Khashoggi era crítico da política do novo rei e sua família era ligada à família real, o que lhe permitia ter acesso a informações privilegiadas da realeza saudita.

A comoção obrigou o presidente Donald Trump a questionar o aliado, que é também o maior produtor mundial de petróleo, fazendo os preços do produto dispararem e preocupando investidores de todo o mundo ontem. A reação inicial do governo saudita foi de negar qualquer envolvimento no sumiço do jornalista, mas ontem o presidente Trump disse que Salman teria garantido não saber do caso, mas admitir que algum grupo do governo saudita poderia ter feito uma operação contra o opositor. Hoje, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, visitou a Arábia Saudita e falou com o rei. A expectativa é que o governo saudita alegue que os criminosos agiram sem o conhecimento ou autorização das autoridades do país.

Uma vez reduzida a tensão com os sauditas, a expectativa é de que o mercado americano volte a ser mais influenciado pelos resultados das empresas, afirma Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe da consultoria independente Levante. A  atenção especial fica por conta das empresas de tecnologia após as quedas da última semana, diz.

Já no  mercado local, os próximos 12 dias até o domingo de eleições seguirão com o político ditando o ritmo, afirma o estrategista. Na pesquisa Ibope divulgada ontem, a vantagem de Jair Bolsonaro foi confirmada novamente, com são 18 pontos a frente de Fernando Haddad, do PT. “E, além disso, a rejeição do petista segue aumentando, o que fortalece o favoritismo da vitória de Bolsonaro”, explica.

Aproveite o momento e invista na bolsa, fale com um consultor Interinvest.

FONTE: http://br.advfn.com/jornal/2018/10/ibovespa-sobe-1-7-e-dolar-cai-com-melhora-no-exterior-e-pesquisa-ibope-tesouro-direto-suspende-negocios
 

Entre em contato