CONTEÚDO

Deixe nossos especialistas ajudarem você a montar seu plano de sucesso.
CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

O que o Brasil vem fazendo para evitar a falta de água e energia

05/10/2021

O Brasil vive a maior escassez de chuva dos últimos 91 anos, o que acarreta a necessidade de medidas a serem tomadas pelas autoridades e pela população. Isso porque a energia elétrica do País é gerada predominantemente por usinas hidrelétricas. Para funcionar, essas usinas dependem das chuvas e do nível de água nos reservatórios.

Quando há pouca água armazenada, usinas termelétricas são ligadas com a finalidade de poupar água nos reservatórios das hidrelétricas. Com isso, o custo de geração de energia aumenta, pois essas usinas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão e diesel.

Por outro lado, quando há muita água armazenada, as térmicas não precisam ser ligadas e o custo de geração da energia é menor.

Condições Hidrometeorológicas

No último mês de abril, todas as bacias hidrográficas que compõem o sistema elétrico brasileiro tiveram chuvas abaixo da média histórica. Desta forma, o índice de água que chega nas hidrelétricas foi o pior em 91 anos, principalmente nas regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul.

Medidas para criar alternativas

Para combater esse tipo de situação, o Brasil vem diversificando as fontes de produção de energia elétrica. Dentre as ações tomadas pelo Governo Federal para evitar a falta de água e energia, podem ser destacadas:

  • Entrada em operação de novas linhas de transmissão

  • Investimento de R$ 400 bilhões na matriz energética brasileira nos próximos dez anos

  • Importação de energia de países vizinhos

  • Acionamento de termelétricas

Campanha para evitar o desperdício

Por isso, neste momento de condição hidrológica e energética desfavoráveis, são ainda mais fundamentais as iniciativas que visem diminuir o desperdício de energia elétrica e de água pela população brasileira.

Para conferir algumas dicas sobre o que fazer para evitar o desperdício e economizar na conta de luz, acesse o site do Ministério de Minas e Energia sobre o Consumo Consciente.


Fonte: https://www.infomoney.com.br/economia/o-que-o-brasil-vem-fazendo-para-evitar-a-falta-de-agua-e-energia/