CONTEÚDO

Deixe nossos especialistas ajudarem você a montar seu plano de sucesso.
CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Governo dos EUA avalia perspectivas para lançar dólar digital

05/10/2021

(Bloomberg) — O dólar começa a entrar na era cripto, e o governo dos Estados Unidos está prestes a dar o sinal mais claro sobre como isso poderia acontecer.

A diretriz virá por meio de três relatórios pendentes relacionados a projetos públicos e privados para digitalizar a moeda das reservas globais. Primeiro, o Federal Reserve Board divulgará um documento ainda este mês sobre o sistema de pagamentos dos EUA que deverá fornecer orientações sobre a viabilidade da emissão de uma moeda digital do banco central.

Logo depois, o Fed de Boston publicará a tão esperada pesquisa e computador de código aberto sobre a tecnologia que pode sustentar um dólar digital. Finalmente, o Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros deve anunciar recomendações de políticas sobre como regulamentar as chamadas stablecoins, ou dólares digitais criados por empresas privadas.

Quando reunidos, os três relatórios fornecerão um roteiro para a comunidade financeira sobre como o Fed e o governo Biden veem o futuro cripto do dólar, até que ponto apoiam a adoção de uma moeda digital e as proteções que podem considerar necessárias para proteger indivíduos e investidores no que atualmente é um segmento do mercado em grande parte não regulamentado.

O que antes era visto como um projeto distante ganha um senso de urgência cada vez maior com o salto do valor de ativos digitais para cerca de US$ 2 trilhões. Além disso, outros países como a China avançam rapidamente com planos para suas próprias moedas digitais soberanas.

“Isso mudou de ‘É uma ideia interessante’ há alguns anos para ‘Precisamos ter um projeto piloto’”, disse Josh Lipsky, diretor do GeoEconomics Center do Atlantic Council, sobre um dólar digital emitido pelo Fed.

O documento do Fed Board deve se concentrar no sistema de pagamentos dos EUA, bem como nas perspectivas de uma moeda digital emitida pelo Fed. Nos últimos meses, membros Fed se mostraram divididos sobre a utilidade de se criar um dólar digital. O vice-presidente do Fed para supervisão, Randal Quarles, disse que os benefícios de tal moeda são “pouco claros” e os riscos “significativos e concretos”.

Os defensores das moedas digitais de bancos centrais, ou CBDCs na sigla em inglês, dizem que estas podem acelerar pagamentos, reduzir custos e aumentar o acesso ao sistema financeiro para os que não têm contas bancárias. Porém, também existem riscos. Um grupo de bancos centrais mundiais, que incluem o Fed, o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu, publicou um relatório na semana passada alertando que as CBDCs podem acelerar corridas aos bancos ao facilitar saques durante uma crise.

A emissão final de uma CBDC levaria anos, e o Fed prefere que o Congresso aprove uma legislação autorizando a emissão, disse o presidente do Fed, Jerome Powell.

Maiores especialistas do Brasil te ensinam a investir melhor nessa classe de ativos: conheça o curso Criptoinvestidor!


Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/governo-dos-eua-avalia-perspectivas-para-lancar-dolar-digital/