CONTEÚDO

Deixe nossos especialistas ajudarem você a montar seu plano de sucesso.
CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Como ganhar dinheiro com ações? Entenda suas possibilidades ao investir!

11/10/2021

As ações são ativos que fazem parte da renda variável e que podem oferecer diversas oportunidades de rendimento. Por isso, é preciso conhecer como ganhar dinheiro com ações ao definir a sua estratégia.
Para tanto, você deve considerar seu perfil de investidor — e, consequentemente, sua tolerância ao risco — e seus objetivos financeiros. Desse modo, você saberá quais são as modalidades de ganhos mais adequadas à sua realidade.
Quer saber como investir na bolsa de valores para ganhar dinheiro com ações? Descubra quais são as possibilidades disponíveis!

O que são ações?

As ações são partes do capital social de uma empresa. Adquiri-las, então, significa fazer parte do quadro societário do negócio, na forma de acionista.
Portanto, você tem a chance de participar dos resultados de uma companhia ao adquirir esses ativos. Nesse caso, o seu nível de participação também será proporcional ao volume de ações adquiridas.

Como funciona o mercado de ações?

Para realizar o investimento nesse tipo de ativo financeiro, é necessário recorrer ao mercado de ações. Ele é o ambiente onde são disponibilizados os papéis de todas as empresas de capital aberto, permitindo a sua negociação na bolsa de valores.
Portanto, há como escolher o tipo de ação da empresa desejada e concluir a aquisição a partir da emissão de uma ordem de compra. Assim, também é possível montar uma carteira de ações, adotando diversas estratégias.
Nesse caso, o portfólio é normalmente composto por ações de companhias diferentes, de acordo com o seu perfil e objetivo. Existe a chance de focar em grandes empresas, em negócios de menor capitalização, em empreendimentos de setores específicos, entre outras alternativas.

Como ganhar dinheiro com ações?

Um dos principais objetivos de participar do mercado de ações é ganhar dinheiro com esse tipo de investimento. Devido às características desses ativos e da forma como são negociados, é possível buscar rendimentos de diferentes maneiras.
A seguir, veja quais são os principais modos de conquistar rentabilidade com a compra e venda de ações!

Investimento de longo prazo em ações individuais

A primeira alternativa envolve o investimento em longo prazo. Isso significa que a compra individual dos papéis é realizada com foco no futuro, em um período superior a 5 anos. Logo, a ideia é manter as ações na carteira por um tempo maior.
Para que o investimento de longo prazo em ações seja possível, é essencial a realização da análise fundamentalista. Ela busca avaliar os fundamentos do negócio, os quais apontam a situação financeira e mercadológica da companhia.
A análise fundamentalista também ajuda a antecipar as perspectivas da empresa. Isso acontece porque, teoricamente, um empreendimento com bons fundamentos tende a se manter relevante e atrair investidores ao longo do tempo. Com isso, a tendência é que as ações continuem a se valorizar.
Desse modo, o método auxilia a identificar as melhores empresas para investir, considerando os resultados dos indicadores. Com ele, surgem oportunidades de diluir parte dos riscos e atender à estratégia da sua carteira.
Além de entender o funcionamento, você também deve saber que esse tipo de investimento permite obter rendimento com as ações de mais de uma maneira. Veja quais são!
Venda com ganho de capital
Depois de comprar uma ação e mantê-la na carteira por um prazo maior, a tendência é que haja um acúmulo de valorização — em uma mecânica parecida com os juros sobre juros. Caso essa evolução no preço de cotação se concretize, a venda pode ser feita com ganho de capital.
O lucro passa a existir quando o preço de venda é maior que o preço médio de compra dos papéis. Quanto maior for essa diferença, maior será o retorno obtido com o investimento.
Recebimento de proventos
Outra forma de ganhar dinheiro com ações é pelo recebimento de proventos. Eles são benefícios distribuídos aos acionistas e, entre as possibilidades, está a distribuição de dividendos.
Nesse caso específico, uma parte do resultado líquido das empresas é distribuída aos acionistas, com pagamento em dinheiro. Então, ao investir no longo prazo, pode-se acumular rendimento se a empresa pagar dividendos frequentemente.
Aluguel de ações
O rendimento com esses ativos também pode ser obtido pelo aluguel de ações. Essa é uma modalidade que permite que o investidor disponibilize os seus papéis para outro operador, recebendo o pagamento de uma taxa de aluguel por determinado período.
Nesse caso, há como rentabilizar os papéis sem precisar se desfazer deles. Além disso, o dono das ações permanece tendo o dinheiro de receber os proventos, por exemplo, ainda que elas estejam alugadas.
Ao final do contrato de aluguel, as ações são devolvidas por quem as alugou, gerando lucros com as taxas da operação. Para quem investe no longo prazo, pode fazer sentido para aproveitar melhor o período que a ação fica na carteira.

Investimento em fundos compostos por ações

Em vez de comprar ações individualmente, você pode escolher investir em empresas na bolsa de valores por meio de fundos de investimento. Eles são veículos financeiros que funcionam de modo coletivo, mediante a aquisição de cotas.
Os recursos captados são movimentados por um gestor profissional, que escolhe os ativos e realiza as operações conforme a estratégia definida. Assim, surgem oportunidades de investir em fundos de ações, por exemplo.
Eles destinam a maior parte do dinheiro para ações, opções de ações, debêntures conversíveis e ativos relacionados. Ademais, os fundos podem ter estratégias diversas, como realizar apenas operações compradas ou também operar vendido.
Outra opção é o fundo de índice ou exchange traded fund (ETF). Nesse caso, o objetivo do fundo é replicar a carteira teórica de um índice de mercado. Quando se trata de um indicador de ações, investe-se em um portfólio formado por esses ativos.
Esse rendimento é obtido pela valorização das ações e pela valorização das cotas. Ao vendê-las por um preço acima do preço médio de compra, há lucro.

Especulação

Além das operações de longo prazo, é possível comprar ações para ganhar dinheiro em curto prazo. Nesse caso, a ideia é atuar de forma especulativa.
A especulação consiste em comprar e vender ativos em prazos mais curtos, buscando lucrar com as oscilações de preços. Há, por exemplo, o day trade, que tem operações iniciadas e encerradas no mesmo pregão. Já o swing trade pode levar dias ou semanas e o position trade pode levar meses.
Como o período de operação é mais curto, a especulação prevê mais exposição à volatilidade e mais riscos. Porém, também pode trazer a chance de obter ganhos maiores.
Com essas informações, agora você sabe como ganhar dinheiro com ações — tanto ao fazer investimentos quanto ao especular. Dessa forma, é possível escolher o que é mais adequado para as suas características.
Gostou do conteúdo? Para conhecer melhor o mercado, vale a pena contar com uma assessoria de investimentos. Saiba mais sobre o suporte fornecido pela equipe da InterInvest!